sábado, 30 de junho de 2018

Análise da Música: Eu Levei foi Gaia



Essa música sertaneja fez tanto sucesso que já tem pelo menos 3 versões gravadas, vejo muitas pessoas (inclusive mulheres) cantando e falando dela, com tanto gosto que me assusto: ou as pessoas não prestam atenção na letra, ou o machismo está tão enraizado na sociedade que ninguém nem liga pra mensagem que ela passa; O pior é que provavelmente são os dois fatores.


Eu levei foi gaia
Eu levei foi gaia
Daquelas que agente se atrapalha
Daquelas que agente se atrapalha
Eu levei foi gaia

O eu lírico começa reclamando de uma traição, ele parece abalado e acha que não merecia; claro que ninguém merece ser traído, mas será que ele foi bonzinho com a pessoa amada o tempo inteiro? Como será que ele a tratava?


Eu dei casa, comida
Uma vida de princesa

Ele começa falando de suas qualidades, na visão do eu lírico, lembrando que dar “casa, comida” não é um favor, se a pessoa mora com ele é o mínimo necessário, supondo que ele que dar isso é de se esperar ou que moram juntos ou a mulher é “bancada” por ele. De qualquer forma, é uma obrigação que ele assumiu por ela, não um favor.

E a vida de princesa, o que será que ele considera isso? Vejamos os outros trechos:

Todo dia ela acordava o café
Já estava sobre a mesa
Com frutas variadas torradas, patê
Mais quem dá quer receber

Eu dei dinheiro pra ela pagar o cartão
Dei uma televisão 46 polegadas lg
Dei um fogão 4 bocas electrolux
E você pergunta meu irmão
O que você ganhou?


Ele fazia o café pra ela, beleza, mas veja como ele trata a relação deles como uma transação comercial: dá dinheiro, TV, fogão (que nem são itens de luxo, são básicos) e por isso merece que ela a trate bem. O que me chama a atenção é isso, ele está se sentido injustiçado porque pagou e não recebeu; e não fala que deu amor, carinho ou atenção, fala de itens materiais e que nem são de luxo.

Ao meu ver a situação é essa, a mulher não trabalha e é sustentada por ele (morando junto ou sendo uma amante que ele “banca”) e por isso é humilhada, pois ele cobra o tempo todo: veja como ele fala “quem dá quer receber”, “você pergunta meu irmão o que você ganhou?”. E por ser tratada como uma mercadoria, a mulher achou quem a valorizasse mais e por isso ele “levou gaia”.


Doeu, doeu, doeu, doeu
Mais eu, mais eu, mais eu
Eu vou sair por ai eu quero é ser feliz
Mais quando eu lembro depois
De tudo que fiz

Observe que ele se lamenta pelo investimento que não deu certo, não por ter perdido a companheira, uma vez que ele só nunca fala que ficou solteiro, que perdeu o amor ou algo assim, só que doeu a traição e ele “vai sair por aí por” e “ser feliz” (nada contra a pessoa querer ser feliz após o término de um relacionamento, mas não parece o caso) quando se ama de verdade o que a pessoa traída pensa e na pessoa perdida, em reatar e não em tudo que fez (na verdade, pagou).


Claro, essa é minha visão sobre a letra, talvez você não a veja dessa forma o que não invalida minha interpretação. O não se pode negar é que a visão sobre relacionamentos ficou parecendo uma transação financeira, do tipo eu dei isso e mereço ganhar aquilo. É evidente que as relações humanas são mais complexas que isso, principalmente quando se fala de sentimentos amorosos, e que uma relação mercantilista tende a ser uma relação desigual, a pessoa que detém o poder financeiro acaba querendo controlar a vida da pessoa que é sustentada, e isso é um problema grave, que muitas vezes pode acabar em feminicídio.

Ou seja, preste atenção no que você canta, afinal, não somos mercadoria.

Um comentário:

  1. Olá!
    Obrigada por sua visita e comentário lá no Doces Letras.
    A meu ver, as letras só refletem o que infelizmente é a nossa atual realidade. Esta música aí, ainda é de menos se pensarmos nas letras da maioria dos funks que se ouvem hoje em dia, onde a mulher é totalmente aniquilada, destratada, humilhada entre outras coisas, e as próprias mulheres acham o máximo e saem cantando e dançando por aí. Muito complicado viu? Eu ainda não conhecia essa música. Sorte minha.
    Forte abraço.
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Os Pilares da Terra ganhará prequel

Ken Follet anunciou em um vídeo, em dezembro, que havia feito o rascunho de um prequel de Pilares da Terra. Para quem não sabe, p...

Ads Top

Instagram

Outlander

Além das Séries