sexta-feira, 10 de novembro de 2017

11 fatos surpreendentes que você não sabia sobre Jane Austen

Jane Austen é uma das figuras literárias mais notáveis ​​de todos os tempos, porque suas histórias apresentam romance, ironia e até mesmo crítica social. Mas, mesmo que você seja fã e tenha lido todas as suas obras, talvez não conheça alguns fatos sobre a autora.

1 – Ela tinha 7 irmãos(as).
Jane nasceu em 16 de dezembro de 1775 na Inglaterra, filha de George e Cassandra Leigh Austen. Ela viveu os primeiros 23 anos de sua vida na mesma casa numa aldeia de Steventon que, aparentemente, vivia cheia de gente. Seu pai era um clérigo e Jane era muito próxima de uma de suas irmãs, Cassandra.

2 – A mãe de Jane era de classe social superior ao de seu pai

Apesar de, aparentemente, sua mãe nunca ter se arrependendido da decisão de se casar, Jane frequentemente falava sobre classe social em seus livros. Provavelmente, como resultado da história de sua família.

3 – Ela teve dois grandes amores durante sua vida

O primeiro foi Tom Lefroy, que foi uma fonte de inspiração para Razão e Sensibilidade. Ele era sobrinho de uma amiga que foi contra o relacionamento porque sabia que se seu sobrinho casasse com uma “ninguém” perderia sua herança. O segundo foi com um jovem clérigo que Jane conheceu durante as férias na costa em Sidmouth, condado de Devon. Embora se acredite que ele planejava pedir ela em casamento, ele morreu inesperadamente antes
que isso acontecesse.
Tom Lefroy foi interpretado por James McAvoy, no filme Amor e Inocência de 2007, um filme biográfico sobre esse romance de Jane.

4 - Ela nunca se casou - mas uma vez aceitou e depois desistiu de uma proposta.

Um homem rico a pediu em casamento, no entanto, Austen o achou mal educado e irritável. Então, depois de uma noite sem dormir, ela cancelou o noivado, o que resultou em um grande escândalo. Sua sobrinha depois escreveu sobre isso, dizendo: “O Sr. Wither era uma pessoa muito dura - estranho e até mesmo malvado – não possuía nada além de sua fortuna para recomendá-lo”.

5  - Até os 23 anos, ela já havia escrito as versões originais de três livros.

Essas obras incluem Northanger Abbey, Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito. Nada mal para alguém tão jovem!

6  - Em 1816, ela sofreu uma doença dolorosa que nunca foi diagnosticada.

No entanto, hoje as acredita-se que seja a doença de Addison. Ela morreu em 1817, aos 41 anos e foi enterrada na Catedral de Winchester.

7 – Ela só nomeou 3 herdeiros em seu testamento.

Apesar de sua família ser grande. Somente Henry, um de seus irmãos(que havia perdido muito de seus bens), a irmã Cassandra e (estranhamente) Madame Bigeon, a secretária de Henry e  depois sua esposa, foram citados como herdeiros em seu testamento.

8 - Ela só viu quatro de sua seus livros publicados em vida.

Os dois livros que foram lançados após sua morte foram Persuasão e Northanger Abbey.

9 - Ninguém sabia que ela escreveu seus livros até depois da morte dela.

Seu irmão Henry foi quem revelou sua verdadeira identidade.

10 - O título de Orgulho e Preconceito foi inspirado no livro "Cecilia" de Fanny Burney.

Aqui está o trecho que foi a fonte de inspiração: “Todo este desafortunado negócio”, disse o Dr. Lyster, “tem sido o resultado de orgulho e preconceito. [...] ao orgulho e preconceito você deve todas as suas misérias, é maravilho que o bem e o mal são tão equilibrados, como o orgulho e o preconceito que você também deve sua perdição”.

11 - Muitos dos seus romances foram adaptados como filmes.

A primeira adaptação cinematográfica de um de seus livros foi a versão de 1937 de Emma. Margaret Rutherford viveu Emma e Charles Laughton era o Sr. Knightley. Mais tarde, em 1996, Gwyneth Paltrow viveu o papel de Emma.

Quer outra versão de Emma? O filme de 1995 As Patricinhas de Beverly Hills é uma visão moderna do romance.
Produtos para fãs de Orgulho e preconceito aqui:
www.alemdasseries.com.br
Texto inspirado em
http://www.goodhousekeeping.com/life/g3045/jane-austen-facts/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Mr. Darcy’s Guide to Pemberley: Vamos sonhar em conhecer Pemberley de verdade.

Não seria maravilhoso conhecer Pemberley, a linda propriedade de Mr Darcy? Achei uma descrição do Guia do Mr Darcy para Pemberley, um it...

Ads Top

Instagram

Outlander

Além das Séries