sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Orgulho e Preconceito ganha nova adaptação pra TV


A obra-prima da escritora britânica Jane Austen foi publicado 1813, e tem inspirado mulheres desde então. Com o sucesso, vem ganhando adaptações no cinema desde 1940 e atingiu o grande público em 1995, com a série da BBC, estrelando Colin Firth  no papel de Mr. Darcy. Após muitas adaptações em forma de filmes, séries e livros, os fãs podem comemorar a BBC One anunciou que vai produzir uma versão sombria do clássico.

“Não posso determinar a hora, ou o lugar, o olhar, as palavras, em que tudo se baseou. Foi há muito tempo. Eu já estava a meio caminho antes de compreender que já tinha começado.”
Essa obra já teve diversas adaptações: com zumbis, se passando em nossa época (com outras pessoas, o caso de O Diário de Bridge Jones, ou com uma pessoa que viaja no tempo-espaço e  conhece Mr. Darcy, Lost in Austen ou simplesmente mostrando como seria a vida de Elizabeth Bennet se vivesse nos nossos dias, The Lizzie Bennet Diaries), se passando na Índia (Noiva e Preconceito)… e com maior ou menor sucesso, todas foram bem recebidas pelas fãs do original.

Muito do sucesso desse romance é creditado ao carisma de Elizabeth Bennet, uma moça aristocrata mas de baixa condição e que tem o risco de perder tudo se não fizer um bom casamento, e Mr. Darcy, um homem aparentemente frio mas rico e interessante, que seria o partido perfeito para ela se não fosse seu ar superior que repele a moça.

Os dois não se dão bem no começo, mas acabam descobrindo o quanto o preconceito que tinham um com o outro era diferente da realidade e acabam se apaixonando, essa história parece um pouco boba mas é bem emocionante e parece um conto de fadas moderno - com príncipe encantado e tudo, que leva as mulheres românticas a suspirarem sonhando com o Mister Darcy.

Sendo uma obra tão conhecida, que já teve tantas versões, o que esperar de novo dessa nova adaptação? Eu imagino que, em termos de enredo pode haver poucas mudanças significativas. Embora tenha sido anunciada como uma versão mais sombria, talvez mais adulta, a produtora BBC é a mesma da série de 1995 que deve querer repetir o estrondoso sucesso que a original teve, e o grande retorno financeiro. Sendo assim, eles não deverão querer se arriscar a fugir muito da obra original.

Além disso, o roteiro foi escrito pela diretora inglesa Nina Raine, formada em Oxford em 1988 e com carreira feita no teatro, ela não me parece ser o tipo de escritora que vá mexer muito em uma obra tradicional da Literatura Inglesa, com certeza vai fazer adaptações mas sem mudar muito a estrutura original.

Entretanto, mesmo que seja previsível e as fãs puderem prever tudo o que vai acontecer, ainda é uma história linda, com personagens encantadores e um toque de humor (que espero que se mantenha) que vale muito a pena ser assistido cada episódio.

Visite a nossa loja com artigos de fãs de Orgulho e Preconceito:



12 comentários:

  1. Oi oi!
    Orgulho e preconceito realmente arrasta milhares de fãs pelo mundo né?
    Eu, particularmente, não vi, nem li a obra, mas sou super curiosa! Ainda pretendo conhecer Mr, Darcy :)
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Ola,
    Tentei assistir a esse filme e consegui, porém confesso que o achei meio parado (pode me julgar), sei lá sempre escutei falar tanto de Jane Austen que esperava algo que prendesse minha atenção, infelizmente foi ao contrário.Assisti até o final sim, mas não sei se acompanharia uma série se seguir o mesmo padrão.
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa! não sabia!!!
    Vi somente o filme e ainda não li o livro nem vi outras verões!
    Então acho que vou correr com o livro para poder ver essa adaptação!
    Vamos ver no que dá então não é mesmo? Espero que seja boa!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oieee!!!
    Ahhh gente eu não sabia dissooooo!!!
    Que ótima notíciaaa!!
    Sou apaixonada por essa história e não vejo a hora de poder conferir essa adaptação, que ela seja boa, pelo amor de Deus haha

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  5. Legal a propaganda da loja!

    Não gosto de Orgulho e Preconceito, acho o estilo de Austen um tanto maçante e repetitivo.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Acredita que ainda não li uma obra da Jane Austen? Pois é!
    Já li algumas noticias sobre algumas adaptações e paródias, mas nunca cheguei perto de conhecer a escrita dela.
    Eu gostei dessa proposta de levar a adaptação para um lado mais sombrio. Espero que repita o sucesso das anteriores.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que ainda não li o livro, mas tá na prateleira. Acho interessante a proposta de uma adaptação sombria. rsrsrs

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Sério mesmo que a galera não enjoa dessa história? Eu como não gosto de romance de época, pra mim é indiferente essa nova versão, mas espero que os fãs não se decepcionem com ela.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Lá vai eu assistir mais uma adaptação haha adoro sempre ver e comparar e com certeza será mais uma na lista. Adorei a indicação, pois não sabia dessa, confesso, e agora fiquei bem curiosa. Espero que seja bem produzida!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem? Eu simplesmente amo essa história <3 A adaptação de 2005 é um dos meus filmes favoritos da vida. Não assisti outras adaptações da obra, mas vou ficar de olho nessa quando saírem mais detalhes! Espero que façam um bom trabalho. Seu post ficou ótimo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Alessandro! Tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, mas ouvi falar muito e até me atrevo a dizer que gosto muito!
    Espero, do fundo do meu coração, que façam um excelente trabalho.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.com

    ResponderExcluir
  12. Vamos aguardar...espero que corresponda as nossas expectativas ( meninas apaixonadas por Jane Austen e suas obras- principalmente esta. 😊

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Mr. Darcy’s Guide to Pemberley: Vamos sonhar em conhecer Pemberley de verdade.

Não seria maravilhoso conhecer Pemberley, a linda propriedade de Mr Darcy? Achei uma descrição do Guia do Mr Darcy para Pemberley, um it...

Ads Top

Instagram

Outlander

Além das Séries