sexta-feira, 20 de outubro de 2017

7 Livros para entender o Brasil


O célebre compositor Tom Jobim avisou: “O Brasil não é para principiantes”, com um povo tão miscigenado, uma história tão conturbada, tantas Constituições e  mudanças de Presidente em tão curto período de tempo, leis que “não pegam” e um jeitinho de burlar as que “pegam”, tantas culturas e contraculturas… Realmente, o nosso país não é simples de ser compreendido, principalmente nos dias atuais, onde há tanta gente achando que sabe de tudo e os outros não sabem de nada. Só há uma forma de entender toda essa bagunça, e tentar criar soluções… estudando. Por isso, escolhi alguns livros para ajudar nessa hercúlea tarefa.


1. O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro

É um clássico da antropologia brasileira, aborda a história da formação do povo brasileiro. Além de ser completo, foi o primeiro a definir que não existe um, mas 5 “brasis”

- O Brasil sertanejo;
- O Brasil crioulo;
- O Brasil caboclo;
- O Brasil caipira;
- O Brasil sulino.


Com muita informação revestida de opiniões e impressões, é a obra definitiva para entender porque o nosso povo é tão complicado e como a influência da miscigenação das 3 matrizes básicas formadoras do brasileiro provocou essa   complicação toda.
Compre aqui: O Povo Brasileiro

2. Casa-Grande & Senzala de Gilberto Freyre
Lançado em 1933, esse livro é um pouco antigo mas ainda bem pertinente. Apresenta a importância da casa-grande na formação sociocultural brasileira, assim como a da senzala na complementação da primeira; é inegável que após de séculos de escravatura na nossa cultura, tenha deixado influências que perduram até hoje 150 anos depois da abolição, e nessa obra Freyre analisa como esta influência se deu e o porque é tão difícil de mudar essa cultura.
Compre aqui: Casa-Grande e senzala

3. Coleção História da vida privada no Brasil de Fernando A. Novais

Na História Oficial a gente conhece o ponto de vista das figuras históricas: imperadores, políticos, heróis nacionais etc. Nos livros dessa coleção a gente pode ver o outro lado, como viviam as pessoas “normais” do país, quais seus anseios e valores e os seus aptos. Além de muito interessante, é muito mais fácil entender o país sob essa ótica, afinal é o povo que faz o país “viver” de verdade.
Compre aqui: História da Vida Privada no Brasil


4. Brasil: Uma biografia de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling
Com linguagem acessível, cheio de documentação original e vasta iconografia, este livro vai além da “grande História” mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes subvertendo as datas e os eventos consagrados pela tradição), “dialogando” com outros autores e textos que tentam explicar o país.
Compre aqui: Brasil:uma biografia

5. Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda

Aborda aspectos centrais da história da cultura brasileira. Para o autor, o legado personalista da experiência colonial constituía um obstáculo, a ser vencido, para o estabelecimento da democracia política no Brasil. O foco é no período colonial e como suas influências persistem em resistir até os dias atuais.

Compre aqui: Raízes do Brasil



6. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro de Roberto DaMatta
O autor apresenta a dificuldade de se estabelecer relações sociais assentadas na igualdade de direitos e deveres, em relações impessoais.  Nesse livro, podemos entender como se deu essa cultura do querer “se dá bem” a todo custo e o porquê é tão difícil nos livrarmos dela.



7. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil de Leandro Narloch

É um livro polêmico que afirma, através de pesquisas históricas, que grande parte das informações defendidas por estudiosos da História do Brasil são irreais ou distorcidas.

8 comentários:

  1. Raizes do Brasil foi o único livro que despertou realmente meu interesse, é importante que a gente conheça o país em que vivemos e como tudo ocorreu para que chegassemos onde estamos, ótimo post.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Já conhecia alguns desses livros pelo nome deles e indicação de professores meus de história, mas nunca cheguei a realizar a leitura de nenhum deles, mas com certeza são bastante interessantes para conhecermos um pouco mais da história do nosso pais!

    BJss

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Tenho certeza que todas as obras que você citou são válidas, ainda mais para o leitor conhecer melhor seu país, mas não me interesso muito por livros históricos. Só leio se tiver algum assunto do meu interesse e a leitura não for tão cansativa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Que post ótimo!!!
    Já fui ver os preços de cada livro aqui porque quero ler todos
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Esse do Narloch eu já li (tem que ler de mente aberta, senão se decepciona) e o Raízes do Brasil uma professora me indicou, mas ainda não tive oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  6. Oie!!!

    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum desses livros...pra falar a verdade, eles não fazem o meu estilo de leitura, mas adorei o post e tenho certeza que ele será muito útil!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    Achei interessante aquele livro que fala do "jeitinho do brasileiro sempre se dar bem" porque realmente e infelizmente é o que acontece.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc dá pra entender o brasil. A maioria deles eu li mas por conta da minha graduação. Adorei essa postagem!

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível

No novo lançamento da Disney vemos uma novidade, um filme do Ursinho Pooh que toca mais aos adultos que às crianças.       É verdade ...

Ads Top

Instagram

Outlander

Além das Séries