segunda-feira, 18 de setembro de 2017

7 Personagens de animações com Problemas de Saúde Mental




Quando se fala em animações, costumamos pensar em obras voltadas ao público infantil com personagens caricatos que representam de forma primária a luta entre o bem e o mal. Porém em algumas histórias são tratados temas sérios, como doença mental. Nessa lista, eu escolhi os personagens que, voluntariamente ou não, abordam esse tema de forma séria e sem tabus, por mais que, em alguns casos, sejam apresentados de uma forma leve, ainda são respeitando os sintomas e problemas reais que os pacientes desse mal padecem. Todos são personagens, geniais portando não há nenhuma comparação entre eles.


1 - Dory

A querida peixe Cirurgião-Patela azul sofre de amnésia anterógrada, ela não consegue registrar informações novas em sua memória, a peixinha aparece nos longas Procurando Nemo e Procurando Dory, e parece ser um mero alívio cômico, mas é um dos personagens mais complexos da franquia. Principalmente no segundo filme quando sua infância é revelada e ela demonstra o temor de se perder dos pais e nunca mais se lembrar deles.

Porque ela é bem escrita

É demonstrado com clareza os prejuízos que esse problema gera em sua vida, entretanto apesar de sua deficiência cognitiva, a peixinha não se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário do Marlin, seu pessimista e controlador companheiro de cena que vive entrando em desespero. É bom que as pessoas vejam que, por mais que as deficiências atrapalhem em alguns aspectos, não são uma condição incapacitante; com otimismo e os estímulos certos qualquer um pode levar uma vida normal.


2 - Azula


Princesa da Nação do Fogo do desenho Avatar, A Lenda de Aang que sofre de esquizofrenia paranoide, embora isso não seja dito literalmente na série, ela apresenta todos os sintomas da enfermidade. Um dos elementos que fazem Avatar ser tão bem produzido é a evolução dos personagens, eles possuem muitas características verossímeis e ainda desenvolvem mais ao longo do enredo, de acordo com personalidade e os acontecimentos que vivenciam e isso é bem evidente em Azula.

Porque ela é bem escrita

Azula é má, sádica e se sente superior a todos, porém não é o tipo de vilão cartunesco que é cruel apenas por ser cruel ou simplesmente quer dominar o mundo. Ela cresce acreditando que sua mãe a achava um monstro, embora reconheça que ela tenha razão, e por isso não a amava. O que a levou fazer de tudo ser forte e perfeita como o pai, para assim receber algum tipo de afeto. A sua esquizofrenia não veio do nada, problemática desde a infância, ela começou a piorar quando foi traída pelas úncias pessoas que considerava amigas (Mai e Tay Lee) e pirou de vez quando o pai a nomeou Senhora do Fogo e foi para a Guerra no Reino da Terra, ela passou a ver traição em tudo e todos e ter alucinações com sua mãe que havia desaparecido anos antes.


3 - Korra

Outra personagem do Universo de Avatar, dessa vez The Legend of Korra, a protagonista foi envenenada por mercúrio e torturada psicologicamente no final do livro 3, o que lhe rendeu uma Síndrome de Estresse Pós-Traumático e acabou paraplégica, sem apresentar nenhum problema físico na coluna ou nas pernas. O enredo Livro 4, em especial o premiado episódio Korra Sozinha, se baseou praticamente em sua busca pela cura para esse transtorno, de forma que a vilã Kuvira foi um enredo secundário.

Porque ela é bem escrita

Todo o processo de cura foi longo, doloroso e verossímil. A Avatar queria ficar boa, sabia disso mas muitas vezes achava que não conseguiria e se revoltava com quem pedia pra ela ter paciência, fugia e se isolava e buscava “curas” fáceis que não passavam de ilusão. Ou seja, embora seja um programa de entretenimento em algumas cenas parecia um documentário de tão reais e verossímeis.


4 - Ió (bisonho)

O burrinho cinza de Winnie the Pooh. Foi analisado pelos especialistas do Canadian Medical Association Journal, que numa brincadeira avaliaram todos os personagens do bosque dos 100 acres, e diagnosticado com uma depressão profunda, extremamente pessimista e melancólico, o que é justificável por não ter uma cauda e ter sua casa frequentemente destruída pelo Tigrão.

Porque ela é bem escrito

Ao contrário dos outros personagens da franquia, que são pueris e nem ligam para seus transtornos mentais, a depressão atrapalha mesmo a vida de Ió. Ele não finge que não tem problemas e apresenta a pura realidade de uma pessoa deprimida – elas existem e é saudável que as crianças entendam isso. Além disso, mesmo com toda dor e apatia que o burrinho sente ele tenta, na medida do possível, ser um bom amigo e ajudar os vizinhos do bosque dos 100 acres.


5 - Coringa

Por ser um personagem tão popular, há diversas versões do Coringa, aqui falaremos da animação A Piada Mortal filme de 2016 baseado em uma HQ de 1988. Na qual é descrita uma das muitas histórias de origem do personagem. Todo mundo sabe que ele é sádico e tortura de forma cruel, sempre fazendo piadas com a desgraça de suas vítimas, ou seja, é um caso de transtorno de personalidade antissocial. Porém, nessa versão ele não mata simplesmente por matar, ele quer provar seu ponto: vivemos em um mundo louco, logo bastaria ter um dia ruim para que qualquer um também enlouqueça como ele.

Porque ele é bem escrito

Ele e Batman são os dois lados de uma mesma moeda, para ambos as coisas deram errado, uma tragédia aconteceu em suas famílias e a vida desandou completamente dentro de 24 horas. Ou seja, eles tiveram um dia ruim, por isso para o vilão os dois enlouqueceram e tiveram razão para isso, é importante para ele provar que qualquer um agiria assim e portanto ele não é um simples “louco”, é um visionário. O seu transtorno ainda existe, ele é ciente disso, mas não quer cura por mais que lhe seja oferecida. Além de ser bem crível, essa visão é filosófica e leva a reflexões.


6 - Claude Frollo

O Juiz Claude Frollo é o arquidiácono de Paris no filme O Corcunda de Notre Dame da Disney. Ele se acha a voz de Deus na Terra, embora seja um homem violento, preconceituoso com quem não segue sua fé, arrogante e sem compaixão. Em outras palavras, sofre do Complexo de Deus.

Porque ele é bem escrito

É um vilão complexo e bem realista: ele faz coisas cruéis achando que está fazendo a vontade de Deus, deseja Esmeralda e, por ter feito voto de castidade, culpa a moça por acreditar que ela o enfeitiçou, maltrata mulheres e crianças só porque são ciganos... e faz caridade, reza e prega como se isso tudo fosse virtude. Enfim, é um retrato fiel e bem elaborado de um fanático religioso que se deixou levar pelo lado mais cruel de sua fé.


7 - Maui

O semideus de Moana Um Mar de Aventuras era um humano que foi abandonado pelos pais e salvo pelos deuses que lhe deram vários poderes e imortalidade. Para compensar o abandono, passou a vida inteira tentando agradar os humanos e acabou roubando o coração de Te Fiti, para lhes dar o dom de criar vida. Ele esconde essa busca por aceitação em narcisismo e falsa arrogância, ou seja, projeta nos outros traços de inferioridade que na verdade pertencem a ele. Trata-se de um portador de um Complexo de Superioridade.

Porque ele é bem escrito

Ele faz o contraste perfeito com a protagonista, Moana é a humana, pequena e frágil que não sabe navegar mas possui uma mente forte e determinação inabalável; enquanto ele é o semideus grande e forte que morre de medo de cumprir sua missão, apesar de ser indestrutível. Além disso, ao lado dela ambos vão crescendo e cumprindo juntos a jornada do herói.

10 comentários:

  1. Oiii tudo bem??

    De todos os personagens conheço só três, e achei bem interessante o tema de personagens com saúde mental, o que no caso não reparamos muito.
    A Dory é sem duvida a mais fofa, e nunca tinha visto do cara do corcunda desta forma como doente. Só como mal mesmo.
    Adorei ver um outro lado.
    E amei o post.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que lista! Muitos dessa lista só classificaríamos como mal mesmo, como Azula. Visto dessa forma, torna tudo mais real. É como se os animadores dissessem: veja, isso pode acontecer com qualquer um. É comum. É a vida!Genial! Mais genial foi sua ideia de fazer esse post! Parabéns!
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Heiii, tudo bem?
    Adorei o post!
    Nunca pensei nesses transtornos, mas gostei que a midia exponha esses personagens, afinal a vida nao é perfeita.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Parabéns pela originalidade do post! Sempre desconfiei que o Bisonho tinha depressão, mas não sabia que ele e os demais personagens tinham sido estudados. Ele é meu favorito!

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Nossa, não tinha parado para pensar em alguns problemas dos personagens de animação.
    Até mesmo da Dory que é uma personagem tão conhecida. Achei super interessante pensar e ainda informar quais são as doenças deles.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Oiii!

    Eu achei muito bacana a ideia do post, as vezes assistimos filmes e desenhos e não percebemos a sua complexidade. Gostei do post!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Nunca tinha pensado assim, tadinhos, eu conheço todos os personagens e sou louca por todos, achei o post muito bacana parabéns pela ideia.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Não conhecia todos os personagens citados, mas gostei de saber sua opinião sobre isso, é muito legal ver que as pessoas estão falando sobre doenças mentais tão facilmente, sem todo o tabu do passado.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie tudo bem?!? Adorei essa postagem... a Dory é uma queridona... a síndrome dela apesar de colocá-la em apuros não é tão sofrida né?!? Alguns desenhos ai eu nem assisti e o Coringa todos sabemos que tem problemas e não é pouco.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Nossa, achei muito legal sua postagem! Quanto ao Coringa não teve como não notar né, afinal, ele deixa bem claro o que quer e em que acredita, mas confesso que nunca tinha parado para pensar sobre a Dory e o Bisonho... Então as partes sobre eles foram minhas preferidas na sua postagem.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Página inicial

Mr. Darcy’s Guide to Pemberley: Vamos sonhar em conhecer Pemberley de verdade.

Não seria maravilhoso conhecer Pemberley, a linda propriedade de Mr Darcy? Achei uma descrição do Guia do Mr Darcy para Pemberley, um it...

Ads Top

Instagram

Outlander

Além das Séries